Biossegurança na hora da fotografia odontológica
Por Adriana
Um passo corriqueiro no tratamento odontológico, nos dias atuais, são as fotografias. Não podemos planejar um caso ou executá-lo sem fotos.
Não se trata de fotografar, simplesmente, para ter fotos “iniciais ou finais”, mas sim as fotos servem como ferramenta do planejamento, da execução e da preservação (acompanhamento).
Quando um paciente solicita um orçamento temos que esclarecer que não basta um Rx para estabelecer o que deve ser feito. Uma série de dados devem ser coletados para compor um planejamento e seu orçamento, e a fotografia é, sem dúvida, um dos dados mais importantes.
- Podemos citar onde as fotografias podem ser usadas:
- No planejamento, determinando, por exemplo, o alinhamento dos dentes.
- Para diagnóstico, pois torna a imagem maior facilitando identificar alterações ou programas que transformam a imagem.
- Com ferramentas de programas de computador podemos simular tratamentos.
- Serve como comunicação entre Dentista e técnico em prótese dentária.
- Como método de preservação do caso, facilitando a comparação ao longo dos anos.
- Comprovação em casos jurídicos.
Estes exemplos deixam clara a importância da fotografia no consultório odontológico, agora basta ser um bom modelo, pois a fotografia vai garantir um trabalho de excelência.(www.batistellaodontologia.com.br/arquivos.../index.php?abrir...id...)
Alguns cuidados na hora de manuseio
Ao manusear a câmera fotográfica, o dentista, jamais deverá segura-la usando a luva que está sendo feito o procedimento. Recomenda-se, que o profissional faça o uso de uma luva descartável, folgada sobre a luva que está sendo usada, que é, a sobre-luva. Colocar, fazer a fotografia, retira e continua o procedimento.
É aconselhável também, que faça barreiras de proteção no corpo da câmera e da objetiva com filme plástico.